Dúvidas Frequentes

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Você tem certeza que seu imóvel está regularizado?

Imóvel regularizado é entendido por aquele que possui toda sua documentação legalizada junto aos diversos órgãos, ou seja, municipais, estaduais e federais. Existem duas categorias de imóveis; residencial e comercial e, ainda, um único imóvel que integra as duas modalidades.

Para cada situação existem documentos que atestam a perfeita regularização dos imóveis:
Imóvel Residencial
Documentos Básicos:

  1. Título de aquisição devidamente registrado no competente Cartório de Registro de Imóveis
  2. Matrícula emitida pelo Cartório de Registro de Imóveis, já constando o atual proprietário
  3. IPTU em nome do atual proprietário

Porém, para obtenção dos documentos antes citados, existem questões que precisam de atenção, como por exemplo:

  • Qual a zona urbana em que seu imóvel esta situado? Sua construção obedeceu as normas construtivas?
  • Seu imóvel faz parte de um loteamento? Se positivo, o loteamento está regularizado junto a Prefeitura e o Cartório de Registro de Imóveis?
  • Existe um projeto de construção para o seu imóvel? Está assinado por profissional competente e devidamente cadastrado junto aos órgãos da classe?
  • Existe Alvará de Edificação?
  • Já obteve a quitação de débitos perante a PMSP, relativa ao recolhimento de ISS?
  • Existe o Auto de Conclusão ou Certificado de Regularidade da obra construída, ou de reforma?
  • Já obteve a quitação junto ao INSS?
  • A obra, ou reforma, estão devidamente averbadas junto ao Cartório de Registro de Imóveis?

Imóvel Comercial

Documentos Básicos:

  1. Título de aquisição devidamente registrado no competente Cartório de Registro de Imóveis
  2. Matrícula emitida pelo Cartório de Registro de Imóveis, já constando o atual proprietário
  3. IPTU em nome do atual proprietário

Porém, para obtenção dos documentos antes citados, existem questões que precisam de atenção, como por exemplo:-

  • Qual a zona urbana em que seu imóvel esta situado? Sua construção obedeceu as normas construtivas?
  • Seu imóvel faz parte de um loteamento? Se positivo, o loteamento está regularizado junto a Prefeitura e o Cartório de Registro de Imóveis?
  • Existe um projeto de construção para o seu imóvel? Está assinado por profissional competente e devidamente cadastrado junto aos órgãos da classe?
  • Existe Alvará de Edificação?
  • Já obteve a quitação de débitos perante a PMSP, relativa ao recolhimento de ISS?
  • Existe o Auto de Conclusão ou Certificado de Regularidade da obra construída, ou de reforma?
  • Já obteve a quitação junto ao INSS?
  • A obra, ou reforma, estão devidamente averbadas junto ao Cartório de Registro de Imóveis?
Mais Dúvidas:
  • O local de localização do imóvel permite o uso de sua atividade comercial?
  • O imóvel possui Auto de Verificação de Segurança?
  • Os Laudos de Instalações Elétricas e Estabilidade das Construções, estão em dia?
  • O Corpo de Bombeiros já vistoriou o seu imóvel? Já emitiu o Certificado de Vistoria?
  • Seu imóvel possui brigada de incêndio?
  • Você tem ciência da existência de multas e infrações aplicadas pela PMSP?
  • Seu Alvará de bombas e equipamentos estão atualizados?
  • Existe heliponto (heliporto) no se imóvel? Se positivo, a instalação esta de acorco com as normas vigentes?
  • O Alvará de Funcionamento está atualizado?